O treinamento motiva e muda as pessoas

consultoria e assessoria pessoal e empresarial - expansão e gestão de negócios

Artigos

dicas, novidades e informações essenciais

Aumente seus lucros

Aumente seus lucros

Se você precisa reduzir os custos da sua empresa, estimular seus colaboradores para otimizar lucros, e motivar sua equipe comercial para aumento de eficiência, siga as etapas e aplique em sua empresa e terá resultados surpreendentes.   Comece mudando ou criando uma nova cultura em sua empresa, onde tudo deve atingir resultados e lucros, os colaboradores devem incorporar a regra de que são os melhores e estão fazendo o melhor para o cliente. A empresa deve ser uma meritocracia, onde recompensas são baseadas em desempenho e resultados. As organizações somente tem sucesso se houver lucro, que é a forma mais eficaz de determinar se realmente os colaboradores são os melhores. A empresa precisa de lideres que focam em resultados, pois chefes que criam processos, geralmente são burocráticos e somente geram despesas e gastos desnecessários. Separe os custos da empresa, onde despesas que geram lucros são importantes, estratégicas e não devem ser reduzidas; e em despesas que não geram lucros, pois estas devem e podem ser reduzidas. Os diretores, gerentes e lideres da empresa devem ter metas claras que demonstrem que geram lucros, aumentando receitas ou reduzindo despesas, pois é a melhor forma de avaliar suas competências e o quanto valem para a organização. Tenha como rotina estabelecer orçamentos para compras, determine a necessidade de solicitar aprovação dos gerentes, sempre solicite redução de preço dos fornecedores, faça planejamento de economia nas compras de produtos e contratação de serviços, reduza despesas com viagens, materiais de escritório e telefones. Um dos itens mais importantes é o estoque que deve sempre ser controlado e mantido baixo. Utilize o tempo estrategicamente, os funcionários devem...

saiba +
Sucessão familiar

Sucessão familiar

Quando falamos em empresa familiar, logo se remete ao tema sucessão, um momento muito importante e crucial para essas companhias, pois muitas não sobrevivem após a transição da primeira geração para a segunda geração. A falta de planejamento ou de orientação adequada para enfrentar a sucessão com o devido tempo e preparo está entre a maioria das evidências para o fracasso de grupos familiares; abordar e planejar a sucessão não são tarefas fáceis de conduzir, pois envolvem relações humanas, emoções, patrimônio e poder. Neste momento recomenda-se uma consultoria especializada para conduzir o assunto de forma imparcial, neutra, profissional e ética, analisando vários aspectos para a escolha de um sucessor, que deverá ser preparado, capacitado e inserido no momento adequado para a continuidade e longevidade da organização. Faz-se necessário mostrar e capacitar os sócios para a necessidade que conheçam de forma mais ampla o negócio da empresa, entendam e pratiquem a função de acionistas, prepará-los para serem empresários. Existe um papel muito importante também em mostrar a cada geração que herança traz grandes responsabilidades, e que devem agregar valor ao negócio, sem o qual, o patrimônio gradativamente diminui, acaba e desaparece. Para o sucesso de um plano estratégico de sucessão, devem-se considerar os interesses da empresa a frente dos demais interesses, e enfatizar a meritocracia para tomada de decisões. O planejamento da sucessão deve ser realizado com muita antecedência, a escolha e capacitação de um sucessor se realizam com muito profissionalismo e por consultores qualificados, a transição não deve ser feita por acontecimentos que a tornam urgente ou quando existe disputa de poder. A sucessão deve ser inserida no planejamento...

saiba +
Transformar funcionários em colaboradores

Transformar funcionários em colaboradores

O futuro de cada empresa depende também do desempenho de seus colaboradores e sua motivação Conforme a pirâmide de Abraham Maslow cada ser humano tem várias necessidades: Necessidades Fisiológicas Todo ser humano precisa se alimentar, beber, dormir, repousar, morar em um lugar protegido contra o frio e o calor, ter uma vida sexual ativa. Se o salário do colaborador não lhe permite suprir estas necessidades básicas, não tem condições de se alimentar bem, ele vai ter a cabeça em outro lugar, e não na empresa, portanto dificilmente trabalhará motivado. Necessidades de Segurança Todo ser humano quer segurança em casa, na estrada, no município, na empresa, ou seja, quer se sentir protegido contra os perigos e as incertezas da vida. Especificamente dentro da empresa o funcionário quer saber se a empresa é estável, se seu emprego está seguro, o que a empresa ou o chefe acham do seu serviço e do seu desempenho. Assim ele pode trabalhar tranqüilo e dormir bem à noite. Um colaborador que tem medo e não se sente seguro dentro da empresa não é um funcionário motivado. Necessidades Sociais O ser humano quer se associar, participar, precisa de amigos, amor, a aceitação dos colegas e companheiros, consideração, prestígio, status, reconhecimento e estima. Como pode ele suprir estas necessidades dentro da empresa? Isso depende muito do ambiente dentro da empresa, do estilo de liderança dentro da empresa. Quando a empresa não respeita as pessoas, quando não há dialogo aberto e construtivo dentro da empresa, quando o colaborador não pode falar o que ele pensa, quando ninguém o avalia ou fala com ele sobre sua situação dentro da...

saiba +
Governança corporativa

Governança corporativa

Sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os acionistas, conselho de administração, diretoria, e consultoria, adequando à realidade, necessidade e tamanho de cada empresa. A governança corporativa tem compromisso com a transparência, ética e responsabilidade, com a finalidade de aumentar o valor da sociedade e contribuir para a sua perenidade. A governança corporativa também tem o objetivo de recuperar e garantir a confiabilidade em uma determinada empresa para os seus acionistas. Criando um conjunto eficiente de mecanismos, tanto de desenvolvimento, quanto de incentivos ou de monitoramento, a fim de assegurar que a conduta dos executivos esteja sempre alinhada com o interesse dos acionistas, e focada em agregar valor aos negócios da empresa. A governança corporativa contribui para um desenvolvimento econômico sustentável, proporcionando melhorias no desempenho das empresas, além de maior acesso a fontes de capital. Por estes motivos, torna-se tão importante obter resultados eficazes, ter conselheiros qualificados e sistema de governança de qualidade. Governança corporativa refere-se à administração de riscos, à longevidade das empresas, ao poder compartilhado e à geração de valor. A responsabilidade nos negócios deve ir além do lucro e transformar a empresa em uma grande fonte de benefícios para a geração atual, como também para as gerações seguintes. As empresas ganham fortalecimento, longevidade e sustentabilidade quando implantam este modelo de gestão em seus...

saiba +
Coaching executivo

Coaching executivo

Existem muitas definições para coaching, de forma simples e direta o coaching executivo é direcionado para o desenvolvimento de um executivo organizacional. Coaching é uma metodologia de interação que contribui com profissionais e organizações para aprimorar, melhorar os seus desempenhos para conquistar os resultados necessários e requeridos em geral no ambiente corporativo. O profissional que aplica o coaching (coach) proporciona crescimento e desenvolvimento em gestão, negócios, competências, habilidades, carreira, comportamentos e relacionamentos profissionais. No processo o coach precisa conhecer em detalhes o perfil do profissional que receberá o coaching (cochee), como também conhecer a cultura e estratégia da empresa, dessa forma o coach estabelece um planejamento individual e focado para o programa, visando desenvolver as características da pessoa, principalmente em gestão para resultados, administração de riscos, definição das suas metas, ter mais atitudes positivas, tomar decisões estratégicas, aperfeiçoando e desenvolvendo pontos fortes, fracos ou a melhorar. O coach deve ter experiência em negócios, forte visão organizacional, formação acadêmica adequada e grandes realizações na área de desenvolvimento de lideranças, tendo adquirido durante a carreira profissional, sólida experiência e conhecimentos em posições executivas, como também manter-se sempre em processo de evolução. É de grande importância estabelecer o propósito do programa e quem deve recebê-lo, as razões normalmente são para acelerar o desenvolvimento de carreiras, administrar transições de lideranças, corrigir problemas de desempenho, reter lideranças de grande potencial, sendo principalmente para desenvolver performance e potencial de liderança de seus executivos. O apoio da empresa ao programa é fundamental para o sucesso do coaching, na organização os lideres devem entender o propósito, e a cultura da empresa deve favorecer o programa. Durante a...

saiba +
Ser líder

Ser líder

Existem pessoas que tornam-se líderes com o tempo, por meio de treinamentos e vivência nas situações diárias que enfrentam e solucionam, outras, já nascem com instinto de liderança, que começa a fluir desde a infância, nas brincadeiras de rua ou nas turmas de colégio. É preciso ter em mente que liderar não é gerenciar. Lideram-se pessoas e gerenciam-se coisas. Para ser um bom líder é preciso dar para receber, ouvir para ser ouvido, tratar a sua equipe como você gostaria de ser tratado, pois desta forma haverá harmonia no ambiente de trabalho, além de um melhor desempenho de seus colaboradores. O verdadeiro líder é facilmente reconhecido pela forma como conduz sua equipe, exercendo influência pessoal, motivando-a a ser forte, fazendo-a trabalhar em um objetivo comum, de boa vontade e de bom grado. Uma característica fundamental de um líder é saber equilibrar o uso do poder e da autoridade, lembrando sempre do lado humano e do bom relacionamento com sua equipe, identificando suas exigências físicas ou psicológicas. O líder não pode se considerar um ser superior perante os seus colaboradores, deve sim, integrar-se à sua equipe tornando-a una, sem divisão de poder. Não deve fazer uso de seu posto ou cargo para liderar, pois será tido como um líder ditatorial, fazendo uso do poder que possui, causando temor às pessoas, por meio de ameaças e coação. Este líder não sobreviverá com o passar do tempo. Sua equipe o obedecerá por temer a perda de emprego e não por estar feliz e motivada a fazer o que ele ordena, gerando uma insatisfação constante no ambiente de trabalho, o qual deve ser...

saiba +
acesse todos os artigos

Yes

conheça nossa história

yes 2A Yes Consultoria & Treinamento atua no mercado nacional e internacional há mais de 20 anos, dando maior foco para o interior do estado de São Paulo, e tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento da comunidade empresarial, por intermédio de consultorias e também de programas especializados para a expansão e gestão de negócios de pequeno, médio e grande porte, de forma que todas as empresas assistidas tenham um crescimento sustentável, gerando empregos e melhor qualidade de vida para toda a comunidade.

acesse