Existem muitas definições para coaching, de forma simples e direta o coaching executivo é direcionado para o desenvolvimento de um executivo organizacional. Coaching é uma metodologia de interação que contribui com profissionais e organizações para aprimorar, melhorar os seus desempenhos para conquistar os resultados necessários e requeridos em geral no ambiente corporativo. O profissional que aplica o coaching (coach) proporciona crescimento e desenvolvimento em gestão, negócios, competências, habilidades, carreira, comportamentos e relacionamentos profissionais. No processo o coach precisa conhecer em detalhes o perfil do profissional que receberá o coaching (cochee), como também conhecer a cultura e estratégia da empresa, dessa forma o coach estabelece um planejamento individual e focado para o programa, visando desenvolver as características da pessoa, principalmente em gestão para resultados, administração de riscos, definição das suas metas, ter mais atitudes positivas, tomar decisões estratégicas, aperfeiçoando e desenvolvendo pontos fortes, fracos ou a melhorar.
O coach deve ter experiência em negócios, forte visão organizacional, formação acadêmica adequada e grandes realizações na área de desenvolvimento de lideranças, tendo adquirido durante a carreira profissional, sólida experiência e conhecimentos em posições executivas, como também manter-se sempre em processo de evolução.
É de grande importância estabelecer o propósito do programa e quem deve recebê-lo, as razões normalmente são para acelerar o desenvolvimento de carreiras, administrar transições de lideranças, corrigir problemas de desempenho, reter lideranças de grande potencial, sendo principalmente para desenvolver performance e potencial de liderança de seus executivos. O apoio da empresa ao programa é fundamental para o sucesso do coaching, na organização os lideres devem entender o propósito, e a cultura da empresa deve favorecer o programa. Durante a aplicação do coaching é necessário o acompanhamento do plano e dos resultados, através de análises e feedback do processo de desenvolvimento do executivo.
Motivos como a grande concorrência do mercado, competitividade das organizações, planejamento de sucessão, torna essencial a necessidade das empresas para reforçarem e desenvolverem seus talentos (executivos) internos; o coaching deve ser inserido para contribuir nestas mudanças corporativas, desenvolvendo os executivos de negócios, gerando novas perspectivas em desafios e oportunidades, construindo resultados de impacto e agregando valor aos negócios.