O futuro de cada empresa depende também do desempenho de seus colaboradores e sua motivação
Necessidades Fisiológicas
Todo ser humano precisa se alimentar, beber, dormir, repousar, morar em um lugar protegido contra o frio e o calor, ter uma vida sexual ativa.
Se o salário do colaborador não lhe permite suprir estas necessidades básicas, não tem condições de se alimentar bem, ele vai ter a cabeça em outro lugar, e não na empresa, portanto dificilmente trabalhará motivado.
Necessidades de Segurança
Todo ser humano quer segurança em casa, na estrada, no município, na empresa, ou seja, quer se sentir protegido contra os perigos e as incertezas da vida.
Especificamente dentro da empresa o funcionário quer saber se a empresa é estável, se seu emprego está seguro, o que a empresa ou o chefe acham do seu serviço e do seu desempenho. Assim ele pode trabalhar tranqüilo e dormir bem à noite. Um colaborador que tem medo e não se sente seguro dentro da empresa não é um funcionário motivado.
Necessidades Sociais
O ser humano quer se associar, participar, precisa de amigos, amor, a aceitação dos colegas e companheiros, consideração, prestígio, status, reconhecimento e estima.
Como pode ele suprir estas necessidades dentro da empresa?
Isso depende muito do ambiente dentro da empresa, do estilo de liderança dentro da empresa. Quando a empresa não respeita as pessoas, quando não há dialogo aberto e construtivo dentro da empresa, quando o colaborador não pode falar o que ele pensa, quando ninguém o avalia ou fala com ele sobre sua situação dentro da empresa, fica difícil ter colaboradores motivados. Muitas vezes ao visitar uma empresa descobre-se já na portaria que o ambiente da empresa assemelha-se mais ao de um cemitério do que ao ambiente de uma empresa que borbulha. As lideranças têm que criar um ambiente para suprir tais necessidades.
Autorrealização
Todo ser humano tem sonhos, visões, quer se desenvolver. Muitas vezes estes sonhos só podem ser realizados fora da empresa. O funcionário tem um trabalho, um ganha-pão, sobrevive na empresa, faz por muitos anos a mesmíssima coisa, e tenta suprir as necessidades fora da empresa. Quando ele entra na empresa, ele “pendura” o cérebro no cabide do vestiário e só usa as mãos e os braços. Muitas vezes estes sonhos e desejos são coisas pequenas, e a empresa não está tomando conhecimento.
O que é motivação então?
Não são incentivos, não é condicionamento ou troca de desempenho e resultados por dinheiro ou outros tipos de incentivos. Estes também podem fazer parte de uma empresa. Motivação existe onde se cria um ambiente onde o ser humano pode suprir as necessidades básicas, onde tem uma gestão participativa, informações sobre a sua situação e a da empresa.